terça-feira, 21 de outubro de 2008

Buzz Merketing



Buzz marketing pode também ser vulgarmente chamado, marketing de boca-a-orelha.
Em que que isto consiste? Esta forma de marketing trata-se simplesmente da criação de um burburinho, excitação e antecipação positiva de um qualquer produto ou serviço.
Qual é o segredo do sucesso do buzz marketing?
Um dos segredos para este sucesso é a comunicação feita cara a cara, que nos da aquilo que todos os profissionais de marketing nos querem dar sempre, atenção directa.
Ou segredo seria a credibilidade. Quando um amigo, vizinho, colega de trabalho ou familiar nos esta a falar (recomendar) um óptimo produto ou serviço – nos acreditamos! Eles não estão a ser pagos para nos vender seja o que for, e por isso têm muito mais credibilidade.
Para alem destes dois factores, temos que levar em consideração o facto do estímulo áudio ficar retido mais tempo, o que nos facilita recordar o produto/serviço durante um período maior.
Importância do buzz marketing nos dias de hoje:
- a cada vez mais publicidade e esta a formar-se uma desordem incontrolável
- as formas tradicionais de publicidade têm subido de custo
- perdemos a credibilidade na publicidade devido a publicidade enganosa, assim sendo é mais fácil confiar na opinião de um amigo
- a tecnologia esta a acelerar o processo de passar informação boca-a-orelha
A tecnologia têm gerado um aumento na publicidade boca-a-orelha com mensagens no telemóvel, e-mails, salas de chat, websites, blogs, ect. Se virmos um óptimo filme, é quase imediato mandarmos uma mensagem, ou e mail ou comentarmos no menssenger com alguns amigos o filme que vimos e o bom que era, esta informação passa de boca em boca e facilmente resulta num aumento de audiências, isto pode ter o efeito inverso se o produto for mau, neste caso o filme, as pessoas iram passar comentários negativos que resulta numa baixa aderência a esse produto ou serviço.

Vantagens:
  • credibilidade
  • custo zero
  • desenvolvimento de tecnologias gera facilidade na criaçao de buzz marketing

Desvantagens:

  • impossivel de controlar

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing

http://www.coworkers.com.br/uma-introducao-ao-marketing-boca-a-boca/

Um comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Definições e explicações ok, mas não esquecer o desafio na totalidade. E é boca-a-orelha ou boca-em-boca e não boca-a-boca para traduzir a expressão word of mouth.
Ver post anterior.
Melhorar o português e não esquecer as fontes sob risco de ser plágio.