Existem quatro paradigmas de marketing:
- Marketing maciço (venda maciça) – paradigma tradicional
- Marketing Focalizado (marketing segmentado, de nicho, micromarketing) – paradigma de transição
- Marketing do cliente (telemarketing, marketing de clientes chave) – paradigma novo
- Marketing electrónico (marketing pela Internet) – paradigma do futuro
Marketing de Massa
O marketing de massa, segundo Kotler, remete para o marketing maciço, um modelo tradicional, que nos diz que ocorre uma oferta de produtos com padrão satisfatório e preços acessíveis para a maior parte dos consumidores, esta oferta vem acompanhada de grandes campanhas de publicidade e promoção para atingir o mercado, lidera-lo e guiar o mercado maciço.
Está técnica é uma estratégia de marketing que passa pelos profissionais decidirem produzir e distribuir em massa tentando atrair todo o tipo de compradores.
O marketing de massa gera um potencial mercado maior, o custo final é inferior, o preço do produto é mais baixo e a margem de lucro maior. Um exemplo de referência nesta área é a Coca-Cola, que praticou esta técnica durante muitos anos, quando vendia mundialmente apenas um tamanho de garrafa.
Nos dias de hoje, com a multiplicação dos meios de publicidade e de canais de distribuição, o uso do marketing de massa está a diminuir, isto porque os canais de distribuição e os próprios meios de publicidade estão a ajustar-se as necessidades de públicos específicos. Assim sendo as empresas passam a adoptar o micro marketing usando quatro níveis de segmentação: marketing de segmento, marketing de nicho, marketing local ou marketing individual/ one-to-one.
Marketing One-to-One/ Individual
Este conceito insere dentro do paradigma de transição, marketing focalizado.
Resumidamente, esta técnica refere-se a “tratar de forma diferente clientes diferentes”. Esta filosofia coloca o cliente no centro da empresa. As estratégias de personalização e de marketing individualizado fazem uma aposta no conhecimento esgotante do cliente e das suas necessidades, para que assim consigam oferecer-lhes aquilo que necessitam, quando o necessitam, e diferencia-lo de forma evidente do resto dos clientes.
Don Peppers e Marthe Rogers a uns anos atrás, revolucionaram o mundo do marketing quando nos trouxeram a expressão ‘marketing one-to-one’. Este defende ter estratégias diferentes para diferentes clientes. Desde então, expressões como ‘personalização’, ‘one-to-one’ ou ‘marketing individualizado’ fazem parte do vocabulário de todos aqueles que lidam com marketing, mas a pratica destes conceitos com eficiência é pouca. Personalizar não é só fazer uma campanha de marketing directo que identifique um por um o publico alvo, personalizar é realizar estratégias de segmentação até conseguir perfis muito afinados de indivíduos ou empresas, baseando-nos no valor e potencial de percurso no nosso cliente.
Os quatro pilares do marketing one-to-one:
As regras desta estratégia de marketing baseiam-se em quatro apoios para focalizar as relações com o cliente:
1.Identify: Identificar os clientes de forma individualizada
2.Differentiate: Diferenciar os clientes por valor e necessidades
3.Interact: Interagir com os clientes optimizando os custos
4.Customize: Personalizar a cultura empresarial
Comparação do marketing de massa com o marketing one-to-one
- Marketing maciço (venda maciça) – paradigma tradicional
- Marketing Focalizado (marketing segmentado, de nicho, micromarketing) – paradigma de transição
- Marketing do cliente (telemarketing, marketing de clientes chave) – paradigma novo
- Marketing electrónico (marketing pela Internet) – paradigma do futuro
Marketing de Massa
O marketing de massa, segundo Kotler, remete para o marketing maciço, um modelo tradicional, que nos diz que ocorre uma oferta de produtos com padrão satisfatório e preços acessíveis para a maior parte dos consumidores, esta oferta vem acompanhada de grandes campanhas de publicidade e promoção para atingir o mercado, lidera-lo e guiar o mercado maciço.
Está técnica é uma estratégia de marketing que passa pelos profissionais decidirem produzir e distribuir em massa tentando atrair todo o tipo de compradores.
O marketing de massa gera um potencial mercado maior, o custo final é inferior, o preço do produto é mais baixo e a margem de lucro maior. Um exemplo de referência nesta área é a Coca-Cola, que praticou esta técnica durante muitos anos, quando vendia mundialmente apenas um tamanho de garrafa.
Nos dias de hoje, com a multiplicação dos meios de publicidade e de canais de distribuição, o uso do marketing de massa está a diminuir, isto porque os canais de distribuição e os próprios meios de publicidade estão a ajustar-se as necessidades de públicos específicos. Assim sendo as empresas passam a adoptar o micro marketing usando quatro níveis de segmentação: marketing de segmento, marketing de nicho, marketing local ou marketing individual/ one-to-one.
Marketing One-to-One/ Individual
Este conceito insere dentro do paradigma de transição, marketing focalizado.
Resumidamente, esta técnica refere-se a “tratar de forma diferente clientes diferentes”. Esta filosofia coloca o cliente no centro da empresa. As estratégias de personalização e de marketing individualizado fazem uma aposta no conhecimento esgotante do cliente e das suas necessidades, para que assim consigam oferecer-lhes aquilo que necessitam, quando o necessitam, e diferencia-lo de forma evidente do resto dos clientes.
Don Peppers e Marthe Rogers a uns anos atrás, revolucionaram o mundo do marketing quando nos trouxeram a expressão ‘marketing one-to-one’. Este defende ter estratégias diferentes para diferentes clientes. Desde então, expressões como ‘personalização’, ‘one-to-one’ ou ‘marketing individualizado’ fazem parte do vocabulário de todos aqueles que lidam com marketing, mas a pratica destes conceitos com eficiência é pouca. Personalizar não é só fazer uma campanha de marketing directo que identifique um por um o publico alvo, personalizar é realizar estratégias de segmentação até conseguir perfis muito afinados de indivíduos ou empresas, baseando-nos no valor e potencial de percurso no nosso cliente.
Os quatro pilares do marketing one-to-one:
As regras desta estratégia de marketing baseiam-se em quatro apoios para focalizar as relações com o cliente:
1.Identify: Identificar os clientes de forma individualizada
2.Differentiate: Diferenciar os clientes por valor e necessidades
3.Interact: Interagir com os clientes optimizando os custos
4.Customize: Personalizar a cultura empresarial
Comparação do marketing de massa com o marketing one-to-one

5 comentários:
Ai as fontes e o português...e esta diferença de que fala é já quase conhecimento tradicional e não verdadeiramente uma nova técnica como o engagement mkt ou de emboscada... Na verdade, trata-se de formas diferentes de "segmentar"/cortar o mercado e não tanto uma técnica de comunicação como o product placement ou experience marketing ou...
Veja outras técnicas.
Em todo o caso, as melhorias aqui ficam:
- inserir fontes sob risco de ser plágio
- melhorar português
- lembrar o desafio e cumpri-lo na totalidade
Estive aqui de novo. Há que avançar rápido sem esquecer todos os pedidos para acada técnica que constam deste desafio.
Para complementar seu excelente texto, pergunto ao autor: em que a sincronia entre os colaboradores, gestores, acionistas e stakeholders (imagem interna) e o fortalecimento da marca (imagem externa) podem ajudar no Marketing Digital-estratégia de customização?
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