quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Marketing de Massa vs One-to-One

Existem quatro paradigmas de marketing:
- Marketing maciço (venda maciça) – paradigma tradicional
- Marketing Focalizado (marketing segmentado, de nicho, micromarketing) – paradigma de transição
- Marketing do cliente (telemarketing, marketing de clientes chave) – paradigma novo
- Marketing electrónico (marketing pela Internet) – paradigma do futuro

Marketing de Massa
O marketing de massa, segundo Kotler, remete para o marketing maciço, um modelo tradicional, que nos diz que ocorre uma oferta de produtos com padrão satisfatório e preços acessíveis para a maior parte dos consumidores, esta oferta vem acompanhada de grandes campanhas de publicidade e promoção para atingir o mercado, lidera-lo e guiar o mercado maciço.

Está técnica é uma estratégia de marketing que passa pelos profissionais decidirem produzir e distribuir em massa tentando atrair todo o tipo de compradores.
O marketing de massa gera um potencial mercado maior, o custo final é inferior, o preço do produto é mais baixo e a margem de lucro maior. Um exemplo de referência nesta área é a Coca-Cola, que praticou esta técnica durante muitos anos, quando vendia mundialmente apenas um tamanho de garrafa.

Nos dias de hoje, com a multiplicação dos meios de publicidade e de canais de distribuição, o uso do marketing de massa está a diminuir, isto porque os canais de distribuição e os próprios meios de publicidade estão a ajustar-se as necessidades de públicos específicos. Assim sendo as empresas passam a adoptar o micro marketing usando quatro níveis de segmentação: marketing de segmento, marketing de nicho, marketing local ou marketing individual/ one-to-one.


Marketing One-to-One/ Individual

Este conceito insere dentro do paradigma de transição, marketing focalizado.
Resumidamente, esta técnica refere-se a “tratar de forma diferente clientes diferentes”. Esta filosofia coloca o cliente no centro da empresa. As estratégias de personalização e de marketing individualizado fazem uma aposta no conhecimento esgotante do cliente e das suas necessidades, para que assim consigam oferecer-lhes aquilo que necessitam, quando o necessitam, e diferencia-lo de forma evidente do resto dos clientes.
Don Peppers e Marthe Rogers a uns anos atrás, revolucionaram o mundo do marketing quando nos trouxeram a expressão ‘marketing one-to-one’. Este defende ter estratégias diferentes para diferentes clientes. Desde então, expressões como ‘personalização’, ‘one-to-one’ ou ‘marketing individualizado’ fazem parte do vocabulário de todos aqueles que lidam com marketing, mas a pratica destes conceitos com eficiência é pouca. Personalizar não é só fazer uma campanha de marketing directo que identifique um por um o publico alvo, personalizar é realizar estratégias de segmentação até conseguir perfis muito afinados de indivíduos ou empresas, baseando-nos no valor e potencial de percurso no nosso cliente.
Os quatro pilares do marketing one-to-one:
As regras desta estratégia de marketing baseiam-se em quatro apoios para focalizar as relações com o cliente:
1.Identify: Identificar os clientes de forma individualizada
2.Differentiate: Diferenciar os clientes por valor e necessidades
3.Interact: Interagir com os clientes optimizando os custos
4.Customize: Personalizar a cultura empresarial

Comparação do marketing de massa com o marketing one-to-one

5 comentários:

Ana Paula Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula Cruz disse...

Ai as fontes e o português...e esta diferença de que fala é já quase conhecimento tradicional e não verdadeiramente uma nova técnica como o engagement mkt ou de emboscada... Na verdade, trata-se de formas diferentes de "segmentar"/cortar o mercado e não tanto uma técnica de comunicação como o product placement ou experience marketing ou...
Veja outras técnicas.
Em todo o caso, as melhorias aqui ficam:

- inserir fontes sob risco de ser plágio
- melhorar português
- lembrar o desafio e cumpri-lo na totalidade

Ana Paula Cruz disse...

Estive aqui de novo. Há que avançar rápido sem esquecer todos os pedidos para acada técnica que constam deste desafio.

Apiolho2024 disse...

Para complementar seu excelente texto, pergunto ao autor: em que a sincronia entre os colaboradores, gestores, acionistas e stakeholders (imagem interna) e o fortalecimento da marca (imagem externa) podem ajudar no Marketing Digital-estratégia de customização?

Unknown disse...

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