terça-feira, 21 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha é um termo criado pelo Jay Conrad Levinson no seu livro em 1984, Marketing de Guerrilha. Este termo tenta descrever um sistema de produções pouco convencional, contando com o tempo, a energia e imaginação como armas, em vez de grandes investimentos financeiros. Hoje em dia, este termo descreve genericamente métodos de marketing agressivos e pouco convencionais.

Levinson identifica os seguintes princípios como as bases do marketing de guerrilha:
- É especificamente desenvolvido para negócios pequenos
- Deve ser baseado na psicologia humana e não na experiencia, juízo e decisão
- Os investimentos principais devem ser feitos no tempo, energia e imaginação
- As estatísticas primordiais para medir o negócio são os lucros, e não as vendas
- O profissional de marketing também se deve concentrar na quantidade de novos que clientes que faz a cada mês
- Criar um nível de excelência com um foco específico em vez de tentar diversificar oferecendo demasiada diversidade de produtos e serviços
- Em vez de se concentrar em atrair novos clientes, tentar ter mais reconhecimento e mais e maiores transacções de clientes já existentes
- Deve esquecer a concorrência e concentrar-se em co-operar com outros negócios
- Profissionais de marketing de guerrilha devem usar sempre uma combinação de diferentes métodos de marketing numa campanha
- Deve também usar a tecnologia como ferramenta para dar mais poder ao negócio

Um comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Muito bem, para introdução. Em todo o caso, recordo que deverá sempre inserir as suas fontes e o desafio na sua totalidade:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas introduções em termos de técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação.