Endomarketing é uma técnica de marketing baptizada em 1990 por Saul Bekin no seu livro “Fundamentos de endomarketing”. A palavra deriva da junção de “endo” que vem do grego – posição ou acção no interior, com marketing.
Esta técnica de marketing refere-se as acções de marketing dirigidas para o publico interno, ou seja, colaboradores, fornecedores, etc.
No meu ponto de vista este deveria ser a primeira técnica a aplicar na elaboração de um plano de marketing, isto porque é essencial para uma empresa que todos os seus funcionários estejam satisfeitos no seu ambiente de trabalho, tendo assim uma melhor actuação e maximizando a eficiência. Técnicas como “cliente mistério” devem também ser utilizadas, com vista a descobrir o atendimento prestado a clientes (ou possíveis clientes).
O endomarketing visa identificar as falhas internas da empresa e corrigi-las, passando por falhas que afectem os funcionários até falhas que afectem os clientes, garantindo assim uma melhor actuação por parte desta.
É uma tecnica sem qualquer desvantagem, não tem possiveis implicações negativas e com baixo custo.
Vantagens: endomarketing é uma técnica de baixos custos. Visa certificar-se da satisfação interna, e corrigir todas as falhas de atendimento, prestação de serviço, etc. para o publico externo, os resultados obtidos desta técnica, só podem ser positivos, isto porque não altera com o funcionamento de determinada empresa, melhora, e faz isto com um orçamento reduzido.
Referências:
http://www.endomarketing.com/porque_eimportante.htm
http://www.guiarh.com.br/x29.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endomarketing
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário